domingo, 16 de setembro de 2012

A linguagem da enganação na TV


Até tu, Dilma Roussef, aparece nos programas do horário eleitoral, em Manaus, para tentar enganar o povo? Essa de dizer que a parceria com o Omar garantiu mais 50 anos para a Zona Franca de Manaus é uma pérola do uso da linguagem com fins de manipular e enganar as massas incautas. Se não, vejamos! Quer dizer que a parceria só ocorreu porque era entre Dilma e Omar? Ao que se sabe, uma parceria deste tipo ocorre entre o Governo Federal e o Governo do Estado. Personificar as parcerias é uma forma de tergiversar, de manipular, de enganar. Quem vê a presidente Dilma Rousseff a fazer uma declaração dessas é levado a acreditar que os 50 anos a mais para a Zona Franca de Manaus só foram garantidos porque Omar Aziz ocupava o Governo do Estado. Ora, se a Zona Franca realmente é estratégica para o Estado Brasileiro, seria prorrogada com ou sem Omar. Dilma cumpriu uma promessa feita em campanha. Nada mais que isso. Assim como poderia não ter cumprido. Quer dizer que se um governador que não fizesse parte da “base aliada” tivesse ganho a as eleições aqui ela não cumpriria o que prometeu? A promessa dela estava vinculada à eleição de Omar? Essa história de vincular decisões de Estado à eleição desse ou daquele candidato mais parece coisa de chantagista e não de estadista. Lastimável que esse seja o rumo que as eleições deste ano começam a tomar em todo o Brasil.

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