sábado, 12 de maio de 2012

Fun fun e Bacanal


Ontem, nós, os participantes do XI Congresso Latinoamericano de Investigadores da Comunicação (Alaic), resolvemos conhecer a noite de Montevideo. O local mais concorrido dos que nos foram indicados é o Bar Fun Fun, fundado em 1895. Vive lotado e é preciso reservar mesas com antecedência mínima de cinco horas. Quem passa das 22h perde a reserva e tem de esperar horas e horas ou voltar no final da noite. Em frente ao Fun Fun existe outro ponto famoso: o Bacanal. Brinquei com os colegas: você começa no Fun Fun e termina no Bacanal. Risadaria geral. Mas, foi o que eu fiz. Lembrei-me da “leveza” com que os habitantes de Eirunepé, no interior do Amazonas, batizam seus bares. À época que lá estive, os dois mais famosos eram o “Chiri quer pau” e o “Cai n’água”. O que faz uma mente em Montevideo lembrar Eirunepé? Bem, mas uma coisa que não sei. Só sei que me lembrei.  Come-se bem em Montevideo. Bebe-se melhor ainda! Nunca vi, porém, uma cidade onde se come tanto pão. Um traço marcante: a rivalidade ferrenha entre Nacional e Penarol (de novo me vem o Amazonas e seu brilhante futebol). No saguão do hotel no qual estou hospedado pedi informações sobre um local no qual poderia comprar uma camisa do Penarol. Era um pedido do meu filho. Ouvi gritos do hotel inteiro. Todos diziam que eu deveria comprar uma camisa do Nacional pois a do Penarol era feia, vendia pouco e iria desgostar meu filho. Fun fun, Bacanal e muito vinho da uva que é a especialidade dos uruguaios: Tannat. A vida volta ao normal e eu também. Daqui a pouco saio de Montevideo rumo a Manaus. Troco de aeronave em Manaus e retorno rumo a Barra do Garças duas horas depois. Não dá tempo nem de sair do Aeroporto. A vida de professor e avaliador do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep) tem lá suas viagens. Não tentem entender!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário