sábado, 6 de junho de 2015

A difícil vida em comunidade

A cada dia que passa mais cresce a minha certeza de que saber viver em sociedade não é privilégio dos, digamos, mais bem-apessoados, mas sim, dos mais bem-educados. E, sem sobra de dúvidas, resultado de uma educação doméstica baseada em valores de respeito ao outro. O valor do respeito ao outro é o que torna introjetado outro valor essencial para a vida em comunidade: meus direitos encerram-se no limite dos direitos dos outros. Ou, dito de outra forma, só quando respeito o direito dos outros e cumpro com os meus deveres estou habilitado para a vida em comunidade. Talvez o segredo da vida em comunidade seja este: respeito.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário