segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os genéricos consultores de tudo

Há quem diga que o Marketing não cria desejos, apenas pesquisa e oferece às pessoas possibilidades de saciar desejos latentes. Há, porém, uma espécie de "marketing das profissões" que suaviza denominações profissionais certamente com o desejo de tornar esses profissionais mais dedicados às empresas. Ontem fui a uma farmácia e, só então, prestei a atenção que fui atendido por uma "consultora". Isso mesmo, meus caros leitores, minhas caras leitoras! Não faz muito tempo, quem atendia, atrás de um balcão, era balconista. Mas, que termo nada agradável! Quem se sentiria bem atuando como balconista. Vieram os "consultores" (de marketing) e propuseram uma nova denominação: atendentes. Hummm! Também não foi uma sacada das melhores. Vendedor era uma nomenclatura envelhecida pelo tempo e pelo uso. Não servia mais nem para a área de imóveis, cujos vendedores passaram a ser corretores. Eureka! Nada mais democrático: se eu que venho às empresas, sem nenhuma novidade, "pesco" tudo o que as pessoas fazem e as apresento como solução recebo o nome de "consultor", porque não todos serem "consultores"?! Foi assim que passamos a ter consultor de imóveis, de moda, de farmácia... Até quem recebe os carros, nas concessionárias, para realizar os serviços de manutenção, é consultor. Vai uma consulta aí, seo médico?!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário