terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Não quero o regime militar de volta

Nasci em 1963. Não tenho lembranças de como se "comportava" o pessoal no regime militar. Lembro-me, porém, de um episódio chocante, em Sena Madureira, minha cidade Natal, que fica 144 quilômetros distante de Rio Branco, a capital do Acre. Morávamos próximo ao quartel do exército. Certa vez, soldados do exército enfrentaram policiais militares. Lembro-me que correu a notícia da troca de tiros mas, a memória não registra que tenha havido nenhuma morte. Eu era muito criança. Não relembro de detalhes. Uma coisa, porém, ficou marcada: a lembrança de que, naquela época, os soltados do exército se consideram os únicos representantes da ordem e da Lei. Só por este princípio do poder único e central, já teríamos motivos de sobra para não querer a retomada do poder pelo exército. Uma sociedade que depende do exército para regular a convivência entre as pessoas é uma sociedade que se apequena. Eu, particularmente, não quero o regime militar de volta.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário