segunda-feira, 27 de junho de 2016

O frio nosso de cada dia

Certa vez, na Rodoviária de Recife, um senhor me contou uma história tão dolorosa quanto convincente que tirei a grana do bolso e “o mandei para Garanhuns”, como ele quase chorou ao pedir. Não demorou, e antes que eu embarcasse, outro senhor apareceu e me contou história muito similar a ponto de um município para onde ele ia ser o mesmo. Fiquei a me perguntar se eu tinha “cara de leso” ou se fora atacado por uma “rede de pessoas” especializadas em tirar dinheiro de nós, os mais crentes na dor alheia. E não é que ontem a história se repetiu. Na fila para comprar os tíquetes do Metrô de São Paulo, estação Tatuapé, um senhor com apenas dois dentes iniciou uma “história de dor” para a senhora que se encontrava na minha frente. Há anos não dou nenhum trocado a ninguém. Fui embrutecido pela história que contei inicialmente e que se repetiu várias vezes comigo. Lá se foi a senhora, que deu uns trocados ao homem banguela. Com o R$ 1,00 que sobrou do troco do Metrô, passo por ele que insiste e, anos depois, quebro o gelo do meu coração e dou a moeda a ele. E não é que, na plataforma, antes de embarcar, outro senhor se aproxima e me vem com a mesma história? Será que essas pessoas se comunicam entre si? Será que atuam gerenciado por alguém. Se não for coincidência, são episódios estranhos como estes que nos tornam mais frios a cada dia diante da miséria coletiva e humana.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário