A cantilena de que a fusão de empresas melhora a vida do cliente é uma grande balela. Os serviços bancários no Brasil são péssimos e ficam piores quando duas grandes empresas como o Unibanco e o Itaú se fundem. O problema é que, quando isso acontece, os clientes também passam por algo bem parecido: os serviços pioram, o atendimento perde qualidade e as filas aumentam. Pior para quem tinha excelente atendimento em uma empresa e passa a ser tratado como qualquer pela outra. Os clientes do antigo Unibanco, dizem, fundido com o Itaú (eu diria, fundido pelo Itaú), sofrem com a queda geral da qualidade dos serviços. Lamentável que isso ocorra e os clientes ainda sejam enganados com o discurso de que se trata de uma fusão. O que houve realmente foi uma compra do Unibanco pelo Itaú e os clientes que se lixem. No geral, a qualidade do atendimento aos clientes é péssima em todos os bancos. Alguns deles, como o próprio Itaú, criam agências e tratamento personalizado para clientes com mais dinheiro. Os outros? Bem, como prega Paula Toller, “depois de você, os outros são os outros e só”.
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