terça-feira, 9 de outubro de 2018

Querem licença para matar


Os novos arianos brasileiros verde-amarelo CBF são sádicos. Querem licença para matar. Odeiam gays e os querem eliminados. Passaram a atacar os nordestinos porque, na prática, são mais nazistas que os nazistas da Alemanha. Se tivermos de decidir entre a Alemanha de Hitler e a Venezuela de Maduro, talvez escolher Maduro seja menos doloroso. Insanos e assassinos querem um cheque em branco. E você, dito cristão, assina corrobora ideias nazi-fascistas. Teu ódio ao Partido dos Trabalhadores (PT) é até compreensível. Mas, a tua falta de apreço pela democracia é ignóbil.

Para aqueles leitores e aquelas leitoras que quiserem refletir um pouco mais sobre o assunto, reproduzo um texto de Henrique Abel que a mim chegou por WhatsApp. Vale a pena:

“Um amigo, eleitor do Bolsonaro, me disse ontem que minhas preocupações sobre os riscos da vitória do candidato do PSL à democracia seriam excessivas e irreais.

Eu entendo o argumento dele. Ele é uma ótima pessoa. Acho que o que ele pensa neste sentido simboliza bem a mentalidade de parte significativa do eleitorado de Bolsonaro.

Para essas pessoas, falar em "escalada do autoritarismo" só faz sentido em um cenário no qual Bolsonaro feche o Congresso, coloque tanques nas ruas e comece a torturar e matar opositores por ordem direta e de forma ostensiva e generalizada.

Realmente: este seria um cenário extremo bem pessimista. De forma nenhuma impossível, eu observaria, mas concordo que não é o mais provável.

O que pessoas como eu têm falhado em explicar adequadamente, para aqueles que compartilham da visão que descrevi acima, é o fato de que violência simbólica, POR SI SÓ, abre caminho para a violência real, de forma descentralizada.

Explico: quando você coloca na cadeira da Presidência da República uma pessoa que professa discursos de ódio contra diferentes categorias de cidadãos, na prática você está legitimando esse discurso e convertendo ele em exemplo que irradia de cima para baixo. Aquilo que, na boca de um cidadão comum, não passaria de mera opinião mal educada ou grosseira, na boca do supremo mandatário da nação se transforma em legitimação social. Vira "sinal de que agora pode".

Talvez Bolsonaro, como presidente, jamais efetivamente ordene a morte de nenhum opositor político. Mas o fato de o presidente ser uma pessoa que fala abertamente em exterminar fisicamente seus opositores naturaliza, aos olhos de boa parte dos governados, a ideia de que é permitido e aceitável trabalhar com tais ideias. Que "agora pode".

Vamos exemplificar, para não ficar tão abstrato.

Olhem em volta. Percebam a quantidade de coisas acontecendo nos últimos anos que seriam reprovadas por todos os brasileiros, com asco e horror, até pouco tempo atrás.

Vou ficar apenas com as notícias dos últimos dias: um homem ameaça mulheres no metrô do Rio de Janeiro, dizendo que Bolsonaro vem aí e que as "vagabundas" que "se cuidem". Um grupo de homens hostiliza gays em público, cantando que "Bolsonaro vai matar os viados". Dois candidatos do PSL, partido de Bolsonaro, arrancam a placa que deu nome a uma rua em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada há alguns meses, e postam a imagem orgulhosamente nas redes sociais. Volte cinco anos no tempo e todas essas coisas não seriam rotuladas como "de esquerda" ou "de direita", mas sim como demonstrações abomináveis de animalidade e merecedoras de rejeição universal. Agora, não mais. Agora "pode". E olha que Bolsonaro nem assumiu a Presidência e nem venceu as eleições: por enquanto, é apenas o candidato líder nas pesquisas. Mas isso já muda por completo a forma como muitos brasileiros enxergam a linha divisória entre o que "pode" e o que "não pode".

Nada de novo aqui, na verdade. No próprio fascismo italiano, fascismo "raiz", grande parte do trabalho sujo de violência política era realizado pelos Camisas Negras, grupo paramilitar que não se confundia, pelo menos num primeiro momento, com o governo. Inspiraram os "Camisas Verdes" do Integralismo, uma das primeiras adaptações tupiniquins do fascismo.

Quando você coloca no poder um fã declarado da ditadura, da tortura, da ocultação de cadáveres, da violência contra homossexuais, do assassinato de adversários ideológicos e do livre direito de matar em comunidades periféricas, a violência JÁ ESTÁ FEITA. Mesmo na improvável hipótese de que este líder mantenha sua virulência restrita única e exclusivamente ao plano discursivo (haja fé para acreditar nisso!), é líquido e certo que o conjunto de seus admiradores e apoiadores não o farão.

Para qualquer eleitor instruído, responsável e comprometido com a democracia, é preciso pensar nessas coisas antes de tomar uma decisão que pode envergonhar o indivíduo para o resto da vida. Em política, não há como depois "lavar as mãos" quando o que se está tentando tirar delas é sangue.

Nenhuma retórica do tipo "a culpa não foi minha" ou "não achei que chegaria a este ponto" pode limpar o que não pode ser limpo, nem desfazer o que não pode ser desfeito”.
Henrique Abel

Antigamente #foratemer, hojemente #temergolpista!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário