domingo, 23 de setembro de 2018

Bolsonaro sim, mas #elenunca


Um texto compartilhado por uma das pessoas mais brilhantes que não conheço (isso mesmo, não a conheço pessoalmente), Francilene Brilhante, “Por que não sou ‘contra’ Bolsonaro”, provocou em mim um efeito que a mim mesmo me parecia incialmente estarrecedor: voltei a citar, inclusive, o nome de quem, ultimamente, só denominava “Inominável”, “Besta-fera” ou “Coiso” parecida. Você, meu caro leitor, minha cara leitora, se quiser parar por aqui, clicar no link do texto de Ricardo Alexandre, faça-o. Talvez melhore sua vida e seu domingo fique um pouco menos carregado. Caso queira me dar o prazer da leitura, seja bem-vindo ou bem-vinda. Mas, não deixe de ler o texto sugerido. Meu domingo já ficou melhor antes de escrever este texto.
Pouco afeito aos “textões” da Internet e mais “chegado” a um bom livro, li, com calma, o texto de Alexandre. Cada palavra, cada fato histórico por ele relembrado provocou em mim uma espécie de “desvendamento”. Foi fácil concluir que, como ele, meu negócio não é “contra Bolsonaro”. Tenho aversão e ojeriza em relação às ideias que ele defende. Relativamente aos seguidores e seguidoras dele, reafirmo: a cegueira política é uma doença que tem cura. Desde que a pessoa tenha consciência que está doente e tome o medicamento adequado: informações, no mais dos casos, por meio da leitura. Muitas das vezes, de textos mais longos, demorados e profundos, coisa que a Era das Mídias Digitais parece abominar.
Em “A elite do atraso”, Jessé Souza, desvenda, com todas as letras, a crueldade e o atraso da nossa elite. Muito além de o quê nos mostra Ricardo Alexandre, a “mentalidade Bolsonaro” tem nome, endereço e CPF. E parece ser resultado de um fenômeno que Paulo Freire já alertava: o oprimido que passa a opressor. Bolsonaro como ser (nem sei se é humano) merece, na pior das hipóteses, compaixão. Mas, a “mentalidade Bolsonaro”, sintetizada em misoginia, fascismo, racismo, homofobia e todos os demais tipos de ódios, merece meu desprezo. Embora, em alguns momentos, minhas falas parecessem misturar uma coisa com a outra, hoje entendi, de forma cristalina, que não sou contra Bolsonaro, mas, tudo de ruim que a mentalidade dele e de seus seguidores e seguidoras representam. Quando muitos consideravam que o País tinha avançado e não havia mais clima para uma ditadura (nunca estive neste time, sempre considerei que havia apenas ódio reprimido), estamos, por um triz, de dois ditadores voltarem ao poder por meio do voto. Por isso, #elenunca!

Antigamente #foratemer, hojemente #temergolpista!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário