quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A nossa condição de desumanos

Sei que o ato de consumir bebida alcoólica é discricionário, ou seja, faz parte daquele direito individual de decidir ou não consumir, vinho, cerveja, cachaça ou uísque. Na dita condição de humanos que presumidamente somos,  fico a me perguntar: será que somos humanos? Será que sou humano? Todas as vezes que consumir bebida alcoólica além dos limites e tomar o volante de um carro, a pessoa não põe em risco a vida das outras pessoas? É humano quem assim age? Somo humanos ao fazermos isso? É humano puxar o dinheiro do bolso na frente de um amigo que luta para largar o álcool e incentivá-lo a beber? É amigo quem assim o age? Não condeno quem consome álcool, nem poderia, mas, quando essas dúvidas sobre mim se abatem, chego a duvidar da minha própria condição de humano, como parte da raça dos humanos. Talvez, por pura inocência ou falso desejo de "brincar", eu também já tenha feito o mesmo. Não posso negar, porém, que se trata de extrema crueldade oferecer álcool a quem luta bravamente para largar o vício. Além de ser uma tremenda covardia e falta de humanitarismo. Você já foi capaz de uma crueldade dessas?


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário