sábado, 5 de janeiro de 2013

Falei tanto em Artur: e o Omar?


De ontem para hoje fiquei a me perguntar: falei tanto do Artur, e do Omar? Lembro-me, como se hoje fosse, quando uma repórter do jornal Valor Econômico, de São Paulo, ligou-me e pediu-me que fazisse uma avaliação de "como seria o Governo Omar?" Respondi, com um sorriso sarcástico:"Você já perguntou ao Omar se ele quer saber a minha opinião sobre o futuro governo dele?" Claro, fiz essa observação para que a repórter ficasse ciente de que fora agredido pelo irmão dele, no dia 11 de maio de 2009, dentro do auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Ela me perguntou se eu me sentia livre para fazer uma análise isenta, sem misturar os episódios, e prontamente, passei a respondê-la, pois, afinal, jamais misturei as duas coisas. Até hoje, muito embora alguns jornalistas, à época, tenham insistido em relacionar o destempero e o despreparado emocional de Amin Aziz a Omar, jamais, publicamente ou nos bastidores, relacionei a agressão a qualquer ordem que, por ventura, tenha partido do então vice-governador do Estado. Para a repórter, naquela época, e nem sei se foi publicado, pois, não li o material no jornal Valor Econômico, fui incisivo: "Se o Omar conseguir se libertar do jugo do senador Eduardo Braga, tem capacidade de fazer um bom governo. Ele foi quadro do PC do B quando estudante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tornou-se um político experiente e, pode sim, governar bem." Tanto durante a campanha quanto durante os primeiros anos de Governo, Omar Aziz, não se sabe por que cargas d´água, escondeu-se atrás da imagem da primeira-dama, Nejmi Aziz, essa sim, um fenômenos de popularidade nunca visto na história deste Estado. Aos poucos, e sem que quase ninguém notasse, a primeira-dama se recolheu e Omar ascendeu ao posto efetivo de Governador do Estado. Pode ter surpreendido a muitos, mas, a mim (sem nenhum trocadilho relacionado ao nome do irmão dele) não surpreendeu. Omar Aziz inicia 2013 como aquele juízes de futebol que, ao fim do jogo, nem os torcedores nem os comentaristas percebem que esteve em campo. A não ser por ter empurrado Josué Neto (PSD) goela abaixo como presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Aziz é tão discreto que chega a irritar, dos inimigos aos colaboradores mais próximos. Talvez seja essa a marca de um bom governo.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário