sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O dom de iludir dos assassinos em série


Cada vez que há uma tragédia como a da família Belota, ficou meio recolhido, a tentar entender "Quem somos nós?". Na maioria das vezes, só refirmo uma convicção sobre a raça humana: somos os piores animais que habitam a face da Terra pelo simples fato de cometermos as maiores barbaridades e, depois do ato consumado, contratarmos um advogado para tentar provar que agimos sob o efeito de drogas, fortes emoções ou coisas do gênero. Especificamente no caso do massacre da família Belota, tive o cuidado de ler a entrevista exclusiva (que não foi exclusiva coisa nenhuma, pois ele falou para todos os jornais) que o mentor-confesso deu a um dos jornais da cidade. A mim me parece, que um traço primordial das pessoas, digamos, com "desvio de conduta", é a dissimulação, o dom de iludir. E esse "dom de iludir" é tão levado ao extremo que a própria pessoa passa a se enganar. A buscar explicações "consideradas lógicas" para seus atos. Como é que pode alguém falar aos jornalistas com tamanha tranquilidade sobre a matança do pai, da tia e da prima (além do cachorro de estimação da prima) sob a justificativa de que "queria testar", queria saber se o namorado o amava mesmo, iria ficar ao lado "segurar a barra juntos". Como o namorado não assumiu ter feito tudo "por amor", mas sim por uma suposta herança de "R$ 200 mil", então ele se arrependeu de ter morto o pai, a tia e a prima. Certamente, a personalidade dos assassinos em série é resultado da combinação de uma complexa cadeia de fatores que culminam com essa aparente normalidade, para eles (os assassinos), dos seus atos. Ter a consciência que somos capazes de tudo, para o bem e para o mal, talvez nos torne menos normais e mais preparados para lidar com situações como essas.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Dileto jornalista e emérito professor, o mundo, bem sabes,é constituído do bem e do mal; infelizmente esses insanos enveredaram pro lado ruim, ceifando vidas. Vão ter que pagar pelo que praticaram, e caro...

    ResponderExcluir