sábado, 25 de agosto de 2012

As pesquisas e a campanha em Manaus


Tenho acompanhado sem muito afinco o horário eleitoral. Mas, uma coisa é possível perceber imediatamente após o resultado das primeiras pesquisas: há um inimigo comum a todos os candidatos. E esse inimigo tem nome, endereço completo e telefone. Chama-se Artur Neto, candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É assim e todas as eleições. Basta que se descubra o candidato da ponta ou a tendência dos eleitores para se começar uma guerra repleta de baixarias e ataques que vão da vida pública à vida pessoal. E, das poucas vezes que vi (e ouvi) o horário eleitoral, tenho notado isso. Tentam desencavar coisas do arco da velha para atingir o candidato que se encontra na frente e a candidata que se aproxima. Não dá para dizer que Artur Neto é santo. Muito menos acreditar na piedade e na religiosidade recente de Vanessa Graziottin. Uma campanha baseada em propostas e na capacidade de administrar os problema de Manaus, no entanto, parece ser muito mais simpática. Centrar o foco apenas em ataques pessoais talvez não renda muitos votos. Os responsáveis pelas campanhas de marketing dos partidos bem que deveriam pensar nisso. Antes que o brejo seja o caminho da vaca.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário