quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Azul no ar, cinza no solo


Fiz a primeira viagem como passageiro, portanto, cliente, da Azul Linhas Aéreas, no dia 5 deste mês, no voo 4401, feito em uma aeronave Embraer 190. Como já havia reiterado aqui mesmo neste espaço, por conta de um voo feito pela Trip Linhas Aéreas, é impressionante a estabilidade do modelo fabricado pela empresa brasileira, agora privatizada. A ida de Manaus para Campinas, portanto, foi um dos voos mais tranquilos que já fiz. E sem nenhum problema. O retorno a Manaus, feito ontem, no voo 4170, no Embraer 195 da Azul, do ponto de vista técnico foi, de novo, um voo perfeito. Ao desembarcar, porém, a primeira surpresa: nenhuma sinalização de qual esteira as bagagens seriam entregues e nenhum profissional da empresa para orientar os passageiros. Por intuição, cada passageiros olhava para o outro em busca de respostas. Até que as primeiras bagagens, depois de mais de 20min, começaram a aparecer na esteira. Nela estavam sinalizados um voo da Gol e outro da Tam. Nenhuma sinalização da Azul. Entendo que se trata de profundo desrespeito não manter nenhum funcionário para orientar e resolver os problemas relativos às bagagens dos passageiros. Ao pegar minha mochila, eis que me surpreendo com o uma área danificada próxima a feixo-eclair. Tive de sair da sala de desembarque e ir até a chamada “loja da empresa” para poder ser atendido. O funcionário, porém, argumentou que aquele tipo de dano não merecia ser feito o registro e, se eu quisesse, teria de ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. O argumento do funcionário foi de que só se tratava de “descostura”. Sem nenhuma tipo de exame apurado, percebe-se claramente que não se trata meramente de uma “descostura”, mas, houve um dano ao material que sustenta a costura. Fiquei surpreso. Afinal, quer dizer que a empresa aera provoca um dano e eu terei de ser o responsável pelo reparo deste dano? A boa estreia como cliente foi precedida e certo ar cinza no solo.

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