segunda-feira, 4 de maio de 2009

Noticiar ou reportar? Eis a questão

O jornalismo vive uma crise de identidade que precisa ser resolvida com urgência. Não se pode negar que os teóricos teem razão ao dizer que "tudo é comunicação", ainda mais se levarmos em conta o mundo globalizado e as trocas constantes de informação. Tudo é comunicação, como defende Paulo Nassar e outros mas nem tudo é Jornalismo. Jornalismo não se confunde com Publicidade e Propaganda, passa longe de Relações Públicas e jamais deveria tangenciar o Marketing. Enquanto o Jornalismo o expõe a ferida, Relações Públicas não nega a ferida mas trabalha para que ela não atinja a imagem de quem a possui, o Marketing encontra clientes e nichos para a ferida, enquanto a Publicidade e a Propaganda unem-se ao Marketing e às Relações para transformar aquela ferida em um diferencial de mercado.Todas essas áreas da Comunicação são irmãs siamesas entre si e, por mais paradoxal que possa ser, também doJornalismo. Na prática, porém, convivem em um eterno cabo-de-guerra: enquanto, no limite, cabe ao jornalismo descontruir as imagens; as demais áreas cuidam da imagem da organizações, dos produtos, dos políticos, etc. Uma organização com a imagem límpida, um produto funcionando perfeitamente ou um político sério e honesto pouco interessam ao Jornalismo. Hummm, não é bem assim: nesse último caso, político sério e honesto transformou-se em exceção que terminar por virar notícia quando é encontrado.
Para ler o texto completo clique no link "Noticiar ou reportar? Eis a questão" na aba "Artigos do professor Gilson Monteiro".

Um comentário:

  1. É professor, agora o inusitado é quem devolve o dinheiro porque não lhe pertence, não aceita propina, não abdca dos ideais políticos, mesmo sabendo perder as eleições.

    Dinheiro na cueca, dinheiro depositado em cc sem origem, mensalão, voto a favor de projetos de interesse, prática ilegal, compra de votos, Daniel Dantas, Banco Opportunity, Brasil Telecom, Telemig Amazonia Telecom, R$ 127 milhões nas contas da DNA Propaganda, Marcos Valério, Valerioduto, isto é invenção da IMPRENSA.
    O JORNALISTA QUE ESCREVE SOBRE O ASSUNTO MORRE DE FOME.
    Os leitores vai muito bem obrigado. Tem vale (cesta)fome, vale cultural, vale Faculdade, vale inclusão digital.TRABALHAR PARA QUE?

    ResponderExcluir