Há mais de 10 dias tento
resolver um problema junto a Operadora de Telefonia Celular “Oi” e cheguei a
algumas conclusões, dentre elas uma básica: a Oi provavelmente possui o pior
serviço de atendimento ao cliente do mundo, bem como a rede mais ineficaz e
inoperante que existe no Brasil, sob as “vistas grossas” da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel). Não dá para contar a ópera toda, por questões de
foro íntimo. Resumidamente, porém, tinha uma pendência financeira junto à
empresa. Depois de muita troca de telefonemas (com quedas constantes, talvez comprovadas
pela própria empresa, uma vez que a primeira coisa que a atendente pergunta é
“caso a ligação caia posso retornar para este número que o senhor está
falando?), a empresa ofereceu o desconto que, segundo a pessoa que me atendeu,
“quitaria todas às minhas dívidas referentes aos números desativados”. Paguei o
valor combinado por meio do código de barras que me foi enviado via SMS, com
data de vencimento para o dia 20 de outubro de 2011. Quitei a dívida no dia 19,
um dia antes da data prevista pra o vencimento. No dia 21, fiz novo contato com
a empresa. O agente bancário já havia repassado o valor pago, que quitaria
todas as minhas pendências relativas ao plano cancelado. Para a minha surpresa,
no dia 21, a atendente do Telemarketing da Oi, uma nova pendência, no valor
aproximado de R$ 510,00. Contestei imediatamente, mas a moça, educadamente,
disse: “vou enviar a fatura para o seu e-mail, o seu dá uma olhada, verifica se
não é relativa ao que estamos cobrando e depois retorna a ligação. Agora o senhor
não pode contestar.” Esperei alguns minutos, voltei a ligar para contestar os
valores cobrados na dita fatura e contei toda a minha história (já repeti essa
história milhões de vezes a cada uma (ou um) dos atendentes do Telemarketing da
Oi). Depois de algumas boas horas de espera, entre uma musiquinha chata e outra
e muito vai-e-vem da atendente, foi polidamente despachado: “a sua reclamação
foi registrada. A Oi fará contra em até 24h.” Preci.... tentei
contra-argumentar, mas ela nem me deixou iniciar a frase “preciso de uma
solução agora” e emendou em um tom mais áspero: “SENHOR, a empresa fará contato
em até 24h. O senhor tem de aguardar!”. Atendimento encerrado no dia 21 de
outubro de 2011, até hoje não recebi, por e-mail, a cópia da conta que me cobram
indevidamente conforme a atendente garantiu que enviaria e o meu problema, no
dia 28, 7 dias após aquela promessa de que a Oi faria contato em até 24h, não
foi solucionado. Para não ficar um texto longo e ilustrar o problema que passei
na prática, amanhã voltarei com o segundo capítulo da webnovela multiplataforma
“Oi: o pior serviço de mundo de atendimento ao cliente”.
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