O preço da Ivermectina 6mg dobrou em Teixeira de Freitas, extremo Sul da Bahia. Isso deve ter acontecido no Brasil inteiro desde que vazaram notícias de que a droga pode combater o Coronavírus. De acordo com o protocolo divulgado, doses devem ser ministradas a cada vinte dias. Pela prescrição normal do medicamento, para até 70kg, três pílulas devem ser tomadas e a dose repetida após quinze dias. Pelo protocolo de “tratamento para a COVID-19”, doses devem ser repetidas a cada 20 dias. Se salvará ou não da COVID-19, não sei. O certo é que a cidade de Teixeira de Freitas, certamente, não haverá mais vermes, tão cedo, na cidade. Por curiosidade, pesquisei “para que serve a Ivermectina”. Eis o resultado:
Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis.
Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus. A Ivermectina é indicada antes que o parasita se torne adulto, pois, quando já desenvolvido, ele reside em nódulos subcutâneos, que normalmente não são palpáveis. A retirada do nódulo, por meio cirúrgico, pode ser recomendada para eliminar os parasitas adultos dessa espécie.
Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.
Ascaridíase (lombriga): causada pelo parasita Ascaris lumbricoides.
Escabiose (sarna): causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.
Pediculose (piolho): causada pelo ácaro Pediculus humanus capitis.
Antigamente era #foratemer, hojemente é #forabolsonaro!
Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário