Por
mais que os órgãos de defesa do consumidor alertem, há empresas que tentam
burlar, de alguma forma, os compradores. O
Azeite de Oliva, uma das estrelas da alimentação saudável, por exemplo,
está na lista dos engodos ao consumidor. A medida para se saber se um azeite é
virgem ou extravirgem é o grau de acidez. Quando esse grau é de 0,8%, aí sim,
se está diante de um extravirgem. O limite máximo de acidez para um azeite
virgem é de 2%. Nos testes feitos por uma associação de proteção ao consumidor,
há marcas quem nem são consideradas azeites. Veja o resultado dos testes:
Marcas
que não são azeites, mas, adição de outros óleos e gorduras: Figueira da Foz, Tradição, Quinta d´Aldeia
e Vila Real.
Marcas
cuja qualidade são inferior às exigidas: Carbonell,
Galo, Borges, La Espanhola, Serrata, Beirão e Pramesa.
Marcas
corretas com o consumidor: Carrefour,
Qualitá, La Violetera, Vila Flor, Andorinha, Cardeal, Cocinero e Olivas do Sul.
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