segunda-feira, 7 de março de 2016

Torturadores vibram da janela virtual

Estupefato! Assim estou com a viseira coletiva impingida por uma associação entre atos de extrema violência, similares às torturas dos anos de chumbo do regime de exceção. Da janela virtual, vejo até quem se intitula intelectual do País das Jararacas, a aplaudir a estratégia claramente de um estado de exceção: a de prender pessoas e mantê-las na cela até que se obtenha a tão saudada “delação premiada”. Sem ser operador do direito, entendo, que em um estado democrático de direito, a delação premiada só se justifica se for espontânea. Em não sendo assim, não passa de medicamento genérico ou similar ao usado nos porões da ditadura. Tortura-se até se obter a confissão, modernamente pintada com a expressão aceita e comemorada por muitos torturadores: delação premiada. É como se tivesse instalado um pau-de-arara para se expor as pessoas à vergonha até que ela não tenha mais resistência e entregue os pontos. Posso estar equivocado, mas, na minha visão de leigo (não operador do direito) não há outro nome: é tortura. Se há suspeitas de corrupção, que sejam apuradas a fundo. Escolher um criminoso e não sossegar até obter provas, nem que para isso se use a tortura como meio é um caminho perigoso e sem volta. Investigador bom e competente não depende de delator, trabalha e obtém as provas. É o que se espera de um trabalho sério de investigação.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Me lembrou um célebre poema. Parafraseando-o, me parece que já passaram da fase de roubar flores do nosso jardim. Até quando poderemos/conseguiremos dizer algo?

    ResponderExcluir