sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Os acoplamentos estruturais da vida

A vida parece mesmo ser uma sequência autopoiética de acoplamentos estruturas. Ontem, ao pegar a BR 101, entre Itabuna e Teixeira de Freitas, só minha vinha à mente a estrofe “minha vida é andar por este País, pra ver se um dia me sinto feliz...” A voz grave do velho Luiz Gonzaga parecia estar amalgamada ao meu carro, que chegara recentemente de Manaus. Foram mais de cinco horas de viagem na “Rodovia da Morte”, certamente, para quem morreu. Mas, “Rodovia da Vida”, para os que estão vivos e garantem a circulação de pessoas e mercadorias por ela. Talvez a pressa e a imprudência, que não são da Rodovia, mas, das pessoas, contribua para esta denominação da estrada. Próximo a Teixeira de Freitas vi dois carros inteiramente moídos. Pensei: a morte também é parte dos acoplamentos estruturais da vida. Nada mais epistemologia ecossistêmica de o quê estes acoplamentos.

Antigamente #foratemer, hojemente #temergolpista!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário