terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lista para inglês ver e o TRE aprovar


Foi com satisfação que li no Blog Parcialmente Imparcial, do colega Sílvio Silva, a lista completa dos doadores da campanha que alçou Artur Neto (PSDB) à Prefeitura de Manaus. Dois motivos me fazem ficar “parcialmente feliz” (só para parafrasear um dos meus blogueiros mais admiráveis). O primeiro deles é esse espírito de garimpeiro de notícias do Sílvio Silva. O segundo, o fato de informações como essas (a lista dos doadores de campanha) ter de ser obrigatoriamente disponibilizada para o público em geral. É salutar para a democracia que a Justiça Eleitoral cobre transparência nas campanhas. Ao analisar a lista dos doadores e as quantias doadas, porém, fiquei com a impressão de que se trata de uma lista “parcialmente transparente”. Daquelas para inglês ver, o TRE aprovar e a sociedade ficar com a sensação de as instituições funcionam perfeitamente neste País, mais ainda, neste Estado e nesta capital de “Meu Deus”. Para essa dúvida não ficar apenas comigo, conclamo cada um dos leitores que moram em Manaus (ou que moram foram mas conhecem algumas empresas e pessoas da cidade) a visitarem o Blog Parcialmente Imparcial, lerem detalhadamente a lista de doadores e as quantias doadas. Todos os leitores e leitoras saíram convencidos de que não se trata de uma lista de ficção? Ufa! Ainda bem que o único a ficar em dúvida fui eu. Eu e essa minha mania de “velho jornalista” a desconfiar de quase tudo na democracia brasileira.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário