Talvez seja necessária uma
intervenção urgente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis
(Creci-AM/RR) com a finalidade de preparar os profissionais da área não apenas
para “vender imóveis”. Esses profissionais precisam ser preparados, também,
para “aceitar provocações” e transformá-las em oportunidades. Ontem, por conta
da nota aqui publicada sob o título de “Os péssimos serviços prestados em
Manaus”, conversava com um corretor de imóveis amigo sobre outro episódio
similar da falta de preparo de alguns profissionais da área. Não sei porque que
cargas d’água os corretores “acertaram-me” durante a semana. E sobre isso
conversava com o meu colega. Pois, além do telefonema relatado ontem, recebi,
no início da semana, outro. O corretor identificou-se, falou do empreendimento
que pretendia vender e eu fui muito claro. Disse: “Meu querido, se você quiser
me convidar para aquele café-da-manhã que vocês oferecem no empreendimento,
para conhecer o imóvel, tudo bem. Porém, hoje, não tenho condições nem de
comprar a porta do apartamento, muito menos, o apartamento”. Ele nem me deixou
falar a última palavra e desligou o telefone. Fosse treinado para aceitar
provocações e tivesse a mínima noção de marketing como filosofia empresarial,
ao invés de desligar o telefone, teria me convidado para o Café e, de alguma
forma, estabelecido um canal de comunicação para o futuro. Na área de serviços
e em quaisquer das demais área, quando se trabalha profissionalmente, o desafio
é transformar uma dificuldade em oportunidade de negócio.
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