quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cicatrizes: quando o livro rouba o teu eu


Ontem, em uma agência bancária da cidade (Sena Madureira – AC, minha terra natal), minha irmã fazia operações bancárias. Entrei na agência, também para realizar uma operação no caixa eletrônico e a vi conversando com uma amiga da família, mais especificamente da minha mãe do que nossa, acho eu, quando minha irmã aponta para ela e para mim e diz: “esse é o Gilson, meu irmão”. Ela: “Eu sei, não é aquele do livro?” O próprio tom da resposta dela, de pergunta, revelava a incerteza. Como não foi a primeira vez, e sempre acontece quando retorno à minha cidade natal, passei a matutar: “como um livro simplório, de poemas tão doces tal qual o ‘Cicatrizes’ consegue roubar a identidade do seu autor?” Lançado em 1984, com o apoio da Livraria Maia Ltda e do Imperial Hotel, “Cicatrizes” foi meu livro de estreia. Só poemas de amor. Cândidos! O título, por exemplo, foi uma homenagem à cantora Joanna, de quem fui fã incondicional durante anos, chegando até a trocar cartões de Natal no final do ano: um dos seus álbuns, parece-me o segundo, recebeu o nome de “Cicatrizes”, nome também de uma das músicas do álbum. Grande parte dos poemas, também, eram nomes de músicas da Joanna à época. Minha mãe emprestou o dinheiro para a impressão do livro. A livraria e o hotel patrocinaram o coquetel de lançamento e ganharam a logomarca impressa na contracapa. Foram 1.000 exemplares vendidos em três meses. É esse o livro que se tornou objeto de desejo em Sena Madureira: muitas das pessoas que o comprovaram tiveram o exemplar roubado ou emprestaram e não receberam de volta. O livro, ao qual se referem quando dizem “é o do livro”, é uma obra que exalta o amor e a proteção à natureza quando ainda era raro que desse esse grito de alerta. A capa é simples, como o livro, a reprodução de uma folha de “taioba” em formato de coração. A ideia era representar um coração marcado pelas “Cicatrizes”, bem como a própria natureza, já a época, mutilada. Parece que funcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário