quinta-feira, 9 de maio de 2013

O fim da lua-de-mel na Internet


A lua-de-mel entre concorrentes, que se integravam com o único fim de "melhorar a experiência do usuário" parece ter seus dias contados. O TweetDeck, plataforma que integra várias redes sociais em um só lugar, adquirida pelo Twitter, já anuncia que o Facebook foi removido do processo de integração. O velho mantra de que "não existe jantar de graça", ao que tudo indica, começa a ser entendido pela empresas da Internet que ofereciam inúmeros serviços de graça. Aos poucos, o que se percebe é uma estratégia voltada a viciar os usuários para, em seguida, cobrar pelo serviço. Para se ter todas as funcionalidades do Skype, por exemplo, é preciso pagar uma assinatura, no Brasil, chamada de Premium. Custa R$ 108,00 por ano. Quem quiser utilizar a funcionalidade de ligações com o uso do sistema Voz sobre IP (Voip), ou compra créditos Skype ou faz um assinatura mensal. Uma delas custa R$ 79,90 para ligações nacionais (para celulares ou fixos). Embora os valores sejam muito abaixo das assinaturas das operadoras de telefonia móvel, não demora e o uso do Voip será popularizado. No caminho da cobrança pelos serviços, o WhatsApp, programa de troca de mensagens pela Internet passará a cobrar anuidade. O mesmo acontecerá com o EveryNote, uma agenda eletrônica que funciona como uma espécie de "organizador" da vida dos seus usuários. Pelo jeito, enfim, as empresas totalmente digitais começam a trabalhar com o olhar voltado para o lucro.

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