Não é de hoje que a Fazenda Nacional é apontada como um dos
serviços mais eficientes de Internet no País. Possui o mais completo serviço
on-line chamado Central de Atendimento ao Consumidor (e-CAC). É no mesmo
sistema que funciona a Procuradoria Geral da
Fazenda Nacional (PGFN), on-line, por meio da qual se negocia parcelamentos
em até 60 meses, emite-se o Documento de Arrecadação Federal (Darf). Por um
problema com o sistema do Banco no qual possuo conta e autorizei o débito
automático, três parcelas atrasaram e fui "levado" para a PGFN. O
órgão encaminhou um Darf com o valor total da dívida, que, obviamente, eu não
tinha condições de pagar, com vencimento para o dia 30 de abril de 2013. Paguei
a primeira parcela um dia antes do vencimento. Hoje, ao entrar no sistema para
emitir o boleto a vencer no dia 31 de maio de 2013, fui surpreendido: a operação
havia sido cancelada. Os bons serviços da PGFN, tanto on-line quando em Manaus
começam a saltar aos olhos. Liguei para o número 0800 que constava no Portal
e-CAC. Foi atendido rapidamente e me encaminharam de volta ao Portal.
Encontrei, no portal, todos os contados da PGFN em Manaus. Liguei, fui
prontamente atendido ao telefone. A pessoa me atendeu com uma gentileza
invejável e me encaminhou ao CAC (físico) em São Jorge. Lá chegando, com a
indicação da pessoa que me atendera ao telefone, tudo me foi explicado com
extrema educação e, em pouco menos de 10min, meu problema havia sido resolvido.
Quando a filosofia de trabalho é prestar bons serviços ao cliente, tudo flui
melhor. A Fazenda Nacional e a PGFN merecem o registro.
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