sexta-feira, 10 de maio de 2013

O lixo dos Planos de Saúde no Brasil


Hoje vivi um problema que me mostrou, de forma cristalina, que "atendimento é tudo" em se tratando da prestação de serviços. Mostrou, também, que os Planos de Saúde, no Brasil, são um lixo: vão sempre te deixar à mão em caso de uma necessidade urgente. Tive uma contratura no músculo lombar da coluna cervical que me provoca até dificuldades em respirar há dois dias. Hoje, fui ao médico porque as dores subiram e já atingiam a altura do tórax, aumentando ainda mais a dificuldade em respirar. Além da medicação, me foram solicitados Raios X e uma Ressonância Magnética. Procurei uma das empresas que prestam os serviços de radiodiagnóstico e atendem por meio do Plano de Saúde do qual sou titular. A atendente foi logo me dizendo, friamente, que no caso da Ressonância, eu teria de agendar, pois a operadora no plano demora pelo menos 48h para liberar a execução do Exame. Falei da urgência que tinha em função da necessidade de um diagnóstico mais preciso e rápido. Ela nem ligou e respondeu friamente que não daria. Tudo bem, então, aqui, não faço nenhum desses exames. Pensei, falei e fui embora. Já em casa, liguei para outra empresa para perguntar se faziam o mesmo serviço e se atendiam por meio do meu Plano de Saúde. Diversamente da atendente da empresa concorrente, esta, tratou-me muito bem, importou-se com o problema e tentou até solucioná-lo. Infelizmente, porém, disse ela, o Plano não autoriza antes de 48h. Pelo bom atendimento e o interesse, resolvi realizar os exames na segunda empresa. Só não me conformei com tamanho tempo de espera para autorizar um exame. Só o farei terça ou quarta-feira. E se o que provoca a dor terrível que ainda sinto for algo grave, que precise de um diagnóstico rápido e um tratamento específico imediato? Só farei os exames daqui a seis dias? De que adianta, afinal, pagar um Plano de Saúde se, quando você mais precisa, é obrigado a esperar o quando eles bem entenderem? Como podem fazer algum tipo de juízo de valor (ou laudo) a partir da solicitação de um médico? Vão levar em conta o quê para negar ou não o pedido de exame?

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário