terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resposta rápida da Azul merece registro


No dia 15 deste mês, aqui neste espaço, publiquei a postagem “Azul no ar, cinza no solo”. Criticava a postura descompromissada da empresa Azul Linhas Aéreas  Brasileiras e de seu funcionário de Aeroporto na chegada do voo 4170 vindo de Campinas naquele dia. Segui a orientação do funcionário grosseiro e registrei minha reclamação junto ao setor de bagagens do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, por telefone. No dia seguinte ao registro da reclamação, recebi um e-mail da Azul, setor de bagagens, esclarecendo que pela legislação em vigor o cliente só tem direito à indenização se a bagagem perder a funcionalidade e não puder mais ser usada. No documento, a empresa desculpa-se pelo ocorrido e se dispõe, “para minimizar os transtornos sofridos” a dar um desconto na passagem no próximo voo que eu fizer. Não revelarei o valor do desconto proposto nem de trechos do e-mail por se tratar de documento legalmente confidencial. Quero registrar, no entanto, a agilidade com que empresa respondeu à reclamação. Os argumentos “legais” levantados pela empresa, porém, não se sustentam. Ainda assim, acabei por aceitar o acordo proposto em função do tempo que perderia movendo uma ação judicial contra a referida empresa. Registrar o fato, porém, é fundamental para que todos nós, consumidores, lutemos constantemente por nossos direitos. Às empresas cabe dar respostas rápidas e solucionar os problemas por elas criados. O fato de terceiras o serviço de bagagens não exime a empresa da responsabilidade junto aos seis clientes. A partir do momento em que a bagagem é despachada, a empresa aérea assume a responsabilidade sobre ela. E tem de dar respostas rápidas aos problemas ocorridos. No meu caso a Azul respondeu. Por isso merece registro. Críticas são necessárias, quando merecidas. Nesse caso, apesar dos argumentos tortos, a empresa reagiu como quem respeita o cliente.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário