quarta-feira, 9 de maio de 2012

A aventura de entrar no Uruguai vale a pena


Terça, dia 8 de maio de 2012, tomei o voo 1705, saindo de Manaus com destino a São Paulo, para, em seguida, pegar o voo 4388, escala em Porto Alegre, destino final: Montevideo. Ainda não muito esclarecido sobre a entrada naquele País vizinho, ainda em Manaus, na noite do dia 7 e madrugada do dia 8, após ler as exigências legais do acordo de circulação do Mercosul. Acostumado a circular o Brasil inteiro apenas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem tinha me “tocado” que o documento oficial do cidadão brasileiro é a Carteira de Identidade, também conhecida como Registro Geral (RG). Confesso que não me liguei no fato de que a Identidade teria de possuir no máximo 10 anos. A minha é de 12 de dezembro de 1980, obtida quase dois anos após ter chegado em Manaus, em janeiro de 1979. Minha intuição não me engana: o voo inicial estava previsto para às 3h42. Cismei que deveria chegar cedo ao Aeroporto porque “algo poderia acontecer” por se tratar de voo Internacional. Não deu outra. Cheguei a Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e fui inicialmente impedido de embarcar. Como a maior calma do mundo (que nem eu pensei ter), esperei cerca de 2h até que a supervisora do horário, cujo nome não procurei saber, autorizou meu embarque. Na interpretação dos funcionários da Gol Linhas Aéreas de Manaus, como eu estava com a CNH, um documento mais atual, minha entrada no Uruguai não seria impedida. Em São Paulo, porém, novo problema: o funcionário responsável pelo embarque para Montevideo disse que a minha identidade era muito antiga, estava aberta e que eu corria o risco de ser deportado. Entrou em contato com o supervisor geral e meu embarque foi autorizado. Nos dois casos, tanto de Manaus quanto de São Paulo, um alento: as duas funcionárias elogiaram o fato de a minha fisionomia não sofrido quase nenhuma mudança. Beirando os 48 anos, 22 anos depois de ter obtido a primeira identidade, manter os traços pouco modificados é uma vitória. Vitória maior foi ter entrado no Uruguai. Não sei antes a funcionária de a imigração passar-me um “pito” e avisar que era a última viagem com aquela carteira. Valeu a pena o esforço. Montevideo é linda, a começar pelo Aeroporto Carrasco. Dizem, é uma Buenos Aires menor, mais humana e acolhedora.



Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário