sábado, 17 de novembro de 2012

A ilusão da insegurança na Internet


O uso da Internet para operações do dia-a-dia ainda aparenta ser o mais perigoso dos atos da vida moderna. E isso se transformou em algo que se pode chamar de “medo coletivo”. Pelo menos é o que se traduz das conversas que se tem com alguns amigos. Ontem, aconteceu exatamente isso. Eu e amigos conversávamos sobre a Internet no celular e eu dizia que faço todas as minhas operações bancárias do meu Galaxy Note. Um deles respondeu que não usa “de jeito nenhum” porque é muito perigoso. Imaginei: esse medo coletivo, essa ideia de que usar a Internet é “muito perigoso” talvez faça parte deste “inconsciente coletivo” criado a partir das notícias, sobre roubos, crimes digitais e coisas do gênero. Retruquei: “É mais seguro tirar R$ 5 mil de um banco e levar ao outro ou fazer a mesma operação pela Internet?” Perigos existem tanto na vida real quando na “vida virtual”. Essa sensação de insegurança, certamente, é provocada pela própria novidade: a Internet nos dispositivos móveis. À medida que se popularizar e o uso for considerado “normal”, a sensação de insegurança diminuirá. Ou será vista como algo tão natural quanto as operações bancárias na vida real. É só uma questão de tempo.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário