terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cuidados com os preços nas etiquetas e nos caixas


Todos nós, consumidores, sem nenhuma distinção, precisamos estar atentos em todos os supermercados de Manaus. Na maioria das vezes, eles anunciam um preço e, quando você passa no Caixa, o preço é outro. Aconteceu ontem comigo, como já ocorrera várias vezes. Comprei três cervejas, pois gosto de manter uma quantidade não muito grande na geladeira. Pois bem. Já tinha chegado ao carro, quando resolvi olhar qual o valor unitário de cada produto. Lembro-me de, na vitrine, ter visto R$ 1,69. Quando a moça do Caixa disse que o total era R$ 6,36. Costumo realizar mentalmente as operações matemáticas das pequenas compras. Tinha certeza que não seria aquele o total. Mas, pela primeira vez, por preguiça, não conferi o valor unitário. Ao chegar ao carro, a surpresa: a compra seria de R$ 5,07 e não de R$ 6,36 como fora cobrado. Ao invés de cobrar R$ 1,69 como estava marcado na etiqueta, no Caixa, o valor era de R$ 2,12. Não voltei para reclamar mas resolvi fazer essa postagem de alerta. Só em três cervejas o supermercado me levou R$ 1,29. Uma caixa, com 12 cervejas, deveria custar R$ 20,28, pelo valor da etiqueta. Como no caixa o valor unitário era outro, R$ 2.12, a caixa (de cerveja) sairia por R$ 25,44. A empresa ganha, indevidamente, R$ 5,16 por caixa de cerveja. Os valores são até ínfimos se forem tomados individualmente. No entanto, trata-se de exercício pleno da cidadania e respeito ao consumidor. Anunciar um preço e cobrar outro no Caixa é criminoso. E cada um de nós deve combater esse tipo de crime. Faço o mea culpa por não ter retornado e cobrado meu direito. Que o cansaço não me faça mais abrir mão do exercício da cidadania.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário