sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os homens bons e os homens maus


Há muito assumi me referir aos homens e às mulheres distintamente, por uma questão de respeito às diversidades de gênero. Neste texto, ao me referir aos homens, fa-lo-ei com o sentido de “seres humanos”. Recebi uma dessas mensagens que chegam pela Internet que me impuseram uma reflexão para tentar pensar as diferenças entre “homens bons e homens maus”. A mensagem apresenta uma fotografia do escritor português, José Saramago, assumidamente comunista e ateu, com as seguintes informações escritas: “Perguntaram a José Saramago: Como podem homens sem Deus serem bons? Ele respondeu: Como podem homens com Deus serem tão maus?” Saramago, com toda a sua capacidade de polemizar, nos joga na cara a própria contradição da existência humana, mais ainda, da existência de Deus. O pano de fundo da questão, no entanto, a mim me parece, é a nossa “capacidade humana” de rotular o outro. No caso da provocação feita a Saramago, se é que ela existiu, ao invés de respeitá-lo na sua condição de ateu, o “provocador” tentou desafiar o fato e ele (Saramago) ser ateu e recebeu de volta, uma provocação no meso nível: “o fato de o perguntador ser crente”. Talvez a postura mais coerente da nossa parte, seres humanos, será não rotular ninguém como “bom” ou mau”, ateu ou crente. O mundo, certamente, será muito melhor se aprendermos a respeitar as diferenças e os diferentes.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário